Vinhos Pinot Noir

 Originária de Borgonha, França, de película tinta e sabor neutro, produz vinho tinto, varietal fino, deficiente de cor. Vinificado em branco utiliza-se na processo de espumantização por conter alta potencialização de açúcares, sendo sua maior utilização na elaboração de espumantes.
 O vinho produzido com a uva Pinot Noir é muito delicado, por a casta se romper facilmente, liberando assim o suco da uva.  
 Outra característica do vinho da Pinot Noir é que é de difícil avaliação fora do barril, podendo variar de fraco num dia a exuberante no outro. Para esse vinho atingir sua maturidade, leva-se de 8 a 10 anos,sendo coniderado propício ao envelhecimento.
 Na  região da Alcásia onde se produz vinhos maravilhosos o Pinot Noir é a única casta tinta produzida na região.
 Na Califórnia houve uma boa aceitação de seus vinhos. De aromas e sabores difererenciados quanto a sua região de produção, nesta obteve vinhos com aromas empireumáticos lembrando o café torrado. 
 Na Borgonha, se obtém vinhos ricos em notas florais, sendo que um dos vinhos produzidos nesta região é o famoso Romanée-Conti.
 Quando  jovens esses vinhos produzidos com a Pinot Noir  proporcionam um bouquet que nos lembra frutas vermelhas, com aroma excepcional, elegante, sedutor e de grandíssima classe.
 Assim é o vinho produzido com a casta Pinot Noir, um Vinho que fala por si.




LINKS INTERESSANTES

International Pinot Noir Celebration - Pinot Noir Club



© 2006 VinhosBrasileiros.com

free hit counter
Free Hit Counter