Vinhos Chianti

Os Vinhos Chianti

Originária da região da toscana, entre Florença e Siena, Itália. Este vinho é associado com as garrafas revestidas de palha chamadas Fiaschi, e que se popularizou em função desta ser soprada à mão e revestida por palha.
  A história nos conta que o Barão Bettino Ricasoli, desenvolveu uma fórmula para este vinho, e assim mais tarde serviu de modelo para todos os produtores do vinho Chianti. Nesta fórmula era especificada a quantidade de cada casta a ser utilizada para que assim fosse determinado vinho chianti.
  Hoje, não se utiliza tanto castas brancas em função de tornar o vinho muito leve.
  Este vinho é um blend com castas tanto tintas como brancas, permitindo ficar pronto mais cedo. O vinho ou blend Chianti clássico apresenta graduação alcoólica mínima de 12 graus, além de possuir um grande potencial para o envelhecimento, sendo mais rico e encorpado que o vinho Chianti comum.
 O vinho clássico reserva deve ter sua graduação acima de 12,5, além de ser envelhecido por no mínimo 24 meses em tonéis de madeira, barricas ou tanques, sendo que o mínimo exigido em barricas ou tonéis de madeira seja de 2 anos, proporcionando assim mais concentração de frutas, estrutura e riqueza ao vinho.  
 Após ter permanecido este tempo descansando, deverá ainda ficar mais 3 meses resfriando na garrafa.
 Existe até uma simbologia para se identificar um vinho Chianti,um galo preto rodeado de um fundo que pode ser vermelho ou dourado, no qual esta cor determinará se esse vinho é reserva ou não.

Outros Sites de Interesse

Vinhos Chianti

Chianti



© 2006 VinhosBrasileiros.com

free hit counter
Free Hit Counter