Vinhos Cabernet Sauvignon

Os Vinhos Cabernet Sauvignon

 Originária de Bordeaux, França, das regiões do Médoc e de Graves, também conhecida com Petit Cabernet ou Petit Bouchet. Híbrido natural, do cruzamento das Castas que produzem os vinhos Cabernet Franc e de Sauvignon Blanc, sua origem  remonta a época da denominação romana no sul da Gália.
 Muito utilizado em Bordeaux, mesclando com os vinhos Cabernet Franc, Merlot e algumas vezes com Petit Verdot, desde o século XVIII.
 De baga pequena, com produtividade de 1/12, proporção entre uva e semente, produz vinhos tintos com acento de tanino e com expressão de cor.
  Esses vinhos possuem película tinta seco, cor azul escuro e sabor encorpado, assim definindo seus vinhos tintos em varietais finos, de longo envelhecimento.
 Seu bouquet lembra pimentão verde, possui um forte acento tânico, um pouco duro enquanto jovem, mas com o tempo torna-se aveludado . È uma das espécies mais difundidas pelo mundo, produzindo vinhos tintos de alta qualidade em vários países. No Brasil produz o vinho tinto de maior condição para o envelhecimento.
 Uma outra característica do vinho Cabernet sauvignon é que é um dos vinhos que mais se beneficia do envelhecimento, chegando a passar de 15 a 30 meses em barris de carvalho franceses ou americanos, tanto novos como usados, revelando aromas de cedro, tabaco e minerais.
  Os vinhos Cabernet Sauvignon do Chile e da Austrália originam vinhos tintos com aromas de hortelã e de eucalipto.
 O vinho Cabernet Sauvignon é indicado para acompanhar carnes vermelhas e pratos mais condimentados.

Outros Sites de Interesse

Vinhos Cabernet Sauvignon

Cabernet Sauvignon



© 2006 VinhosBrasileiros.com

free hit counter
Free Hit Counter