Degustação de Vinhos -> Fatores na Degustação de Vinhos

Fatores que interferem na degustação dos vinhos.

 Quando falamos de degustação de vinhos, deve-se levar em consideração alguns fatores que podem ser determinantes para classificamos os vinhos quanto a  sua qualidade, seus sabores, seus aromas e sua coloração.

 Um desses fatores é o local onde vai ser consumido o vinho, dê preferência a uma sala  iluminada com luz natural, assim terá mais nitidez, ou a uma iluminação que não modifique a coloração do vinho. Quanto à mesa, está deverá conter uma toalha branca, assim a coloração do vinho se sobressairá, o local deverá ter uma temperatura amena 18°C à 20° C, outro detalhe, evite odores fortes como tabaco, flores, comida e perfumes.

 O melhor momento para avaliar um vinho está entre as 10 e 12 horas, antes da refeição, pois assim será mais fácil poder apreciar o vinho sem interferência de outros sabores como queijos, licores, aperitivos salgados, café, chocolate.

 Quanto falamos de visibilidade e apreciação de aromas nos vinhos, falamos também da interferência da taça utilizada na abordagem do vinho, esta taça deverá possuir sua borda fina, sendo que o material poderá ser vidro ou cristal incolor, assim possibilitando a visibilidade do vinho e conseqüentemente a visibilidade da sua coloração. A taça, também deverá haver haste com pé, assim se evita o aquecimento do vinho, sua forma poderá ser tanto oval, tulipa ou balão, assim os odores do vinho podem se concentrarem e nos permitir uma melhor apreciação.

 A temperatura  a qual deverá ser servido será determinada quanto a sua classificação, quando branco e rosado, sua temperatura deverá ser em torno de 8° a 12° C, quanto aos tintos a temperatura poderá oscilar entre 15° C e 18° C.

 O contato visual, por sua vez, poderá descrever muitas características deste vinho, a primeira quanto a sua limpidez e transparência, o  teste se faz, através da inclinação da taça, para assim avaliar a superfície que se forma no vinho, além de possibilitar a coloração ideal, a sua intensidade e o seu brilho.

Podemos tambem observar a formação das lágrimas que o vinho forma na parede externa da taça, essas lágrimas são formadas em conseqüência do teor alcoólico do vinho e seu grau de açúcar, assim sendo  de uma qualidade que os grandes vinhos possuem.


Vocabulário Degustação de VinhosDicas Degustação de VinhosFatores na Degustação de Vinhos      
© 2006 VinhosBrasileiros.com

free hit counter
Free Hit Counter