Degustação de Vinhos

Técnica Oficial da Degustação de Vinhos

 Nas degustações técnicas empregam-se taças de cristal padrão ISO, assim favorecendo a percepção olfativa. O exame olfativo é feito inicialmente com o copo em repouso, introduzindo posteriormente um movimento giratório leve e posteriormente um outro mais intenso, com a agitação da taça à um favorecimento do desprendimento das substâncias voláteis do líquido para a fase gasosa, sobre a superfície. 
  Através de uma superfície luminosa pode-se observar a presença de lágrimas, limpidez, intensidade da cor e a tonalidade. A profundidade de cor para ser bem avaliada se faz através do exame do disco (olhando a taça de cima para baixo sobre uma superfície branca), também é observada a presença de gás carbônico, que principalmente em vinhos tintos, é visto como um defeito.
 Na boca coloca-se uma quantidade adequada, para ser distribuída por todo palato. Atenta-se para o ataque,a evolução do sabor, e com o aquecimento do vinho em boca onde muda-se o desprendimento dos aromas, o equilíbrio álcool/ acidez, as sensações tácteis da mucosa, a qualidade  do pH.


Vocabulário Degustação de VinhosDicas Degustação de VinhosFatores na Degustação de Vinhos      
© 2006 VinhosBrasileiros.com

free hit counter
Free Hit Counter